Descrição
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS GERAIS
- Aplicar corretamente técnica de massagem para bebes de forma a obter efeitos desejados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Adquirir conhecimentos, capacidades e competências sobre os efeitos, benefícios, indicações e contra-indicações da aplicação da massagem para bebés.
- Identificar os procedimentos respeitar desde a preparação à aplicação pratica na massagem para bebés.
- Conhecer os componentes da massagem.
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA
- História da massagem para bebés e do toque nas diferentes culturas
- O toque
- Benefícios do toque para bebés, pais/cuidadores
- Efeitos positivos, clínicos e físicos.
- Indicações e contraindicações da aplicação da massagem;
- Componente prática para realizar a massagem
- Preparação do ambiente;
- Posicionamento usado para realizar massagem;
- Óleos a utilizar na massagem infantil
- O Choro e as Cólicas
- Aplicação prática das manobras específicas
- Sequência base da massagem para as diferentes regiões corporais;
- Sequência de massagem específica para a cólicas:
Total de horas: 16 horas
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos e demonstrativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos fundamentais para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.
CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
Momentos e metodologias de avaliação:
A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.
- No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, métodos e técnicas de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
- Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
- No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.
Critérios de avaliação e respetivas ponderações:
• Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
• Avaliação formativa (40%):
- 5% Assiduidade;
- 5% Pontualidade;
- 5% Participação;
- 5% Espirito de Equipa;
- 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
• Avaliação sumativa (60%):
- 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)
No que respeita ao critério assiduidade este constitui um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas e evidenciadas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).
O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.
Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação).
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.
ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS
Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.
Material de apoio/equipamentos: Colchoes, toalhas turcas, antissético, álcool 70º, óleo base vegetal para massagem.