Descrição
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS GERAIS
- Desenvolver a capacidade de prescrever, orientar e acompanhar na sala de musculação e cardiofitness.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a capacidade de prescrever, orientar e acompanhar na sala de musculação e cardiofitness
- Selecionar os tipos de exercícios durante as sessões de acordo com o condicionamento cardiovascular, o condicionamento muscular (hipertrofia, resistência muscular), a flexibilidade e a composição corporal.
- Aplicar as técnicas de progressão dos exercícios para alcançar as mudanças fisiológicas desejadas.
- Utilizar as máquinas de cardiofitness, as máquinas de musculação e os pesos livres e ajustá-las e adaptá-las às características dos praticantes.
- Aplicar métodos de treino cardiovascular e de treino de força ajustando-os às necessidades dos praticantes.
- Aplicar os princípios do treino de acordo com as variáveis: repetições, séries, carga, intensidade, frequência de treino, tempo de treino, ordem dos exercícios, velocidade de execução, amplitude de movimento.
- Prescrever programas de treino cardiovascular, alongamentos, perda de massa gorda, resistência, força muscular e hipertrofia adequados ao nível de condição física de cada cliente.
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA
- Análise Cinesiológica da Cintura Escapular – 12 h
- Análise Cinesiológica da Cintura Abdominal – 8 h
- Análise Cinesiológica da Cintura Pélvica e Joelho e Pé – 8 h
- Análise Cinesiológica do cotovelo e punho – 4 h
- Princípios Gerais do treino da Força – 8 h
- Métodos e sistemas de Treino – 4h
- Princípios gerais do treino cardiovascular – 3h
- Princípios gerais do treino da flexibilidade – 3h
Total de horas: 50 horas
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
Metodologias ativas que promovam a participação dos formandos, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.
A componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com a componente prática, para além do método expositivo, demonstrativo e interrogativo o método ativo será privilegiado, assim os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, bem como para a realização de trabalhos práticos.
CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
A Avaliação dos Formandos será realizada tal como está previsto neste tipo de ações. Assim, a avaliação será concretizada em quatro momentos essenciais: diagnóstico inicial das competências dos formandos; avaliação formativa e avaliação sumativa final.
- No início do curso, a avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permite ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo. Esta não tem qualquer intenção classificativa.
- Durante a ação, vamos recorrer a atividades de avaliação formativa como forma de regulação da aprendizagem, que serve fundamentalmente para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de formação permitindo desta forma fazer ajustes ao longo do percurso formativo. Esta avaliação será realizada através de fichas de trabalho propostas ao longo da formação.
- No final do curso, a avaliação de conhecimentos adquiridos ocorre através da avaliação sumativa teórico-prática, com o objetivo de determinar se os formandos atingiram os objetivos definidos para a ação em questão.
A ponderação final apresenta os seguintes critérios de avaliação:
- 20% Assiduidade, Pontualidade, Comportamento, Participação e Espirito de Equipa; Participação na realização das fichas de trabalho propostas.
- 80% Avaliação Teórica/Prática;
O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.
Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação dos formandos com a formação ministrada, ou avaliar o processo de formação para efeitos de balanço no que se refere aos conteúdos programáticos, ao desempenho do formador, à atitude da entidade formadora, aos recursos postos à disposição da entidade formadora e aos recursos postos a disposição da formação, à aplicação dos conhecimentos adquiridos e competências práticas adquiridas.
A assiduidade desta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso.
Da avaliação contínua e final pode resultar a necessidade do formando repetir ou reforçar um determinado tema, módulo ou momento de avaliação, onde se verifiquem situações como: falta do formando a um momento de avaliação; resultado obtido de nível insuficiente num determinado tema ou momento de avaliação, entre outros. Neste sentido poderá haver lugar a duas medidas de remediação: reforço das temáticas onde se verificou falta de aproveitamento; aplicação de um instrumento de avaliação equivalente. Esta decisão caberá à coordenação juntamente com os formadores do curso.
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.
ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS
As salas de formação teórica e prática têm capacidade adequada ao número dos Formandos e esta devidamente equipada com o material necessário em cada sessão. Têm temperatura e luz adequadas a um ambiente de aprendizagem. Estas possuem dimensões que possibilitem uma boa distribuição e utilização de equipamentos. Possuem ainda boas condições acústicas, evitando a possibilidade de existência de perturbações à formação
A sala de formação teórica possui uma área total de 31 m2, e esta possui quadro branco vídeo-projetor, mesas e cadeiras suficientes até 15 formandos Material prático necessário: tapetes de fitness, halteres, bolas de várias dimensões e diferentes pesos as sessões práticas terão sessões outdoor e outras na sala pratica e de musculação de uma entidade parceira que disponibiliza o espaço para os formandos façam as suas aprendizagens praticas em contexto real.