Descrição
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS GERAIS
- Adquirir conhecimentos, capacidades e competências para planear e liderar o ensino de uma aula de Hidroginástica
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer os aspetos teóricos da modalidade de Hidroginástica;
- Habilitar ao domínio técnico dos exercícios para o trabalho da força resistente dos diferentes grupos musculares;
- Dotar os formandos de competências para a prescrição de exercícios;
- Conhecer a estrutura musical;
- Capacitar os formandos do “saber liderar/transmitir/ensinar”.
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA
- Conteúdos teóricos inerentes à modalidade de Hidroginástica – 4h
- Metodologias de ensino e prescrição de exercício para diferentes populações – 12h
- Aprendizagem técnica dos exercícios para diferentes grupos musculares. Exploração dos diferentes materiais (shallow water) – 6h
- Aprendizagem técnica dos exercícios para diferentes grupos musculares. Exploração dos diferentes materiais (deep water) – 6h
- Música, ordens de comando e postura do professor – 10h
- Função de professor na liderança/ensino dos exercícios – 12h
Total de horas: 50 horas
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos e demonstrativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos fundamentais e necessários para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.
CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.
Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.
ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS
Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e piscina (2 ou 3 pistas) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.
Material de apoio/equipamentos: Sistema de som e microfone mãos livres (fitness), halteres flutadores, palitos, luvas de hidroginástica, caneleiras flutuadoras, placas natação e coletes deep water.
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