Descrição
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS GERAIS
- Preparar os formandos realizar uma massagem com as pedras quentes, de forma autónoma, respeitando aos princípios éticos que regem a atividade.
- Dotar os formandos de conhecimentos sólidos sobre os efeitos, benefícios, indicações e contraindicações a respeitar na massagem com pedras quentes
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os diferentes componentes de massagem;
- Conhecer os efeitos, benefícios, as indicações;
- contraindicações das técnicas de aplicação das pedras quentes para massagem.
- Saber relacionar-se com a cliente.
- Aplicar a técnicas de massagem para uma sequencia geral de relaxamento com objetivos terapêuticos e ou profiláticos.
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA
- Definição e conceitos base da massagem das pedras quentes.
Diferentes tipos de pedras usadas na massagem e a suas principais vantagens e desvantagens. - Propriedades das Pedras, indicações contraindicações terapêuticas e efeitos da termoterapia
- Procedimentos de preparação, execução e finalização da massagem
- Componentes específicos da massagem;
- Posicionamento do terapeuta
- Duração da massagem e frequência das sessões;
- Material necessário para executar a sessão de massagem com geotermal;
- Relação da aromoterapia e massagem com pedras quentes;
- Sequência de massagem geral utilizando as pedras quentes
Total de horas: 16 horas
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
Metodologias ativas que promovam a participação dos formandos, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.
A componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com a componente prática, para além do método expositivo, demonstrativo e interrogativo o método ativo será privilegiado, assim os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, bem como para a realização de trabalhos práticos.
CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.
- No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
- Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
- No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.
Critérios de avaliação e respetivas ponderações:
- Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
- Avaliação formativa (40%):
- 5% Assiduidade;
- 5% Pontualidade;
- 5% Participação;
- 5% Espirito de Equipa
- 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
- Avaliação sumativa (60%):
- 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)
Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).
O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.
Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.
ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS
As salas de formação teórica e prática têm capacidade adequada ao número dos Formandos e esta devidamente equipada com o material necessário em cada sessão. Têm temperatura e luz adequadas a um ambiente de aprendizagem. Estas possuem dimensões que possibilitem uma boa distribuição e utilização de equipamentos. Possuem ainda boas condições acústicas, evitando a possibilidade de existência de perturbações à formação
A sala de formação teórica possui uma área total de 31 m2, e esta possui quadro branco vídeo-projetor, mesas e cadeiras suficientes até 15 formandos Material prático necessário: Marquesas, papel de marquesa, toalhas turcas, antissético, álcool 70º, óleo base vegetal para massagem, óleos essenciais, kit pedras quentes.