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Curso Metodologia das atividades de Musculação e Cardiofitness

395.00

Desenvolve a capacidade de prescrever, orientar e acompanhar na sala de musculação e cardiofitness.

Destinatários:

  • Profissionais de Educação Física e Fitness, Profissionais de Saúde que não possuam competências técnicas nesta área de atuação ou que pretendam o seu aperfeiçoamento. Portadores de cédula profissional
  • Público em geral, com escolaridade mínima ao nível do 12ªano de escolaridade, que pretenda adquirir conhecimentos na área temática do curso. Público em geral que tenha interesse/vocação na temática do curso de musculação e cardiofitness relacionado com a promoção da atividade físico e da qualidade da saúde.
REF: musc e cardio Categoria: Etiqueta:

Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Desenvolver a capacidade de prescrever, orientar e acompanhar na sala de musculação e cardiofitness.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Desenvolver a capacidade de prescrever, orientar e acompanhar na sala de musculação e cardiofitness
  2. Selecionar os tipos de exercícios durante as sessões de acordo com o condicionamento cardiovascular, o condicionamento muscular (hipertrofia, resistência muscular), a flexibilidade e a composição corporal.
  3. Aplicar as técnicas de progressão dos exercícios para alcançar as mudanças fisiológicas desejadas.
  4. Utilizar as máquinas de cardiofitness, as máquinas de musculação e os pesos livres e ajustá-las e adaptá-las às características dos praticantes.
  5. Aplicar métodos de treino cardiovascular e de treino de força ajustando-os às necessidades dos praticantes.
  6. Aplicar os princípios do treino de acordo com as variáveis: repetições, séries, carga, intensidade, frequência de treino, tempo de treino, ordem dos exercícios, velocidade de execução, amplitude de movimento.
  7. Prescrever programas de treino cardiovascular, alongamentos, perda de massa gorda, resistência, força muscular e hipertrofia adequados ao nível de condição física de cada cliente.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

  1.  Análise Cinesiológica da Cintura Escapular – 12 h
  2. Análise Cinesiológica da Cintura Abdominal – 8 h
  3. Análise Cinesiológica da Cintura Pélvica e Joelho e Pé – 8 h
  4. Análise Cinesiológica do cotovelo e punho – 4 h
  5. Princípios Gerais do treino da Força – 8 h
  6. Métodos e sistemas de Treino – 4h
  7. Princípios gerais do treino cardiovascular – 3h
  8. Princípios gerais do treino da flexibilidade – 3h

Total de horas:  50 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Metodologias ativas que promovam a participação dos formandos, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.

A componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com a componente prática, para além do método expositivo, demonstrativo e interrogativo o método ativo será privilegiado, assim os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, bem como para a realização de trabalhos práticos.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

A Avaliação dos Formandos será realizada tal como está previsto neste tipo de ações. Assim, a avaliação será concretizada em quatro momentos essenciais: diagnóstico inicial das competências dos formandos; avaliação formativa e avaliação sumativa final.

  • No início do curso, a avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permite ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo. Esta não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante a ação, vamos recorrer a atividades de avaliação formativa como forma de regulação da aprendizagem, que serve fundamentalmente para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de formação permitindo desta forma fazer ajustes ao longo do percurso formativo. Esta avaliação será realizada através de fichas de trabalho propostas ao longo da formação.
  • No final do curso, a avaliação de conhecimentos adquiridos ocorre através da avaliação sumativa teórico-prática, com o objetivo de determinar se os formandos atingiram os objetivos definidos para a ação em questão.

A ponderação final apresenta os seguintes critérios de avaliação:

  • 20% Assiduidade, Pontualidade, Comportamento, Participação e Espirito de Equipa; Participação na realização das fichas de trabalho propostas.
  • 80% Avaliação Teórica/Prática;

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação dos formandos com a formação ministrada, ou avaliar o processo de formação para efeitos de balanço no que se refere aos conteúdos programáticos, ao desempenho do formador, à atitude da entidade formadora, aos recursos postos à disposição da entidade formadora e aos recursos postos a disposição da formação, à aplicação dos conhecimentos adquiridos e competências práticas adquiridas.

A assiduidade desta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso.

Da avaliação contínua e final pode resultar a necessidade do formando repetir ou reforçar um determinado tema, módulo ou momento de avaliação, onde se verifiquem situações como: falta do formando a um momento de avaliação; resultado obtido de nível insuficiente num determinado tema ou momento de avaliação, entre outros. Neste sentido poderá haver lugar a duas medidas de remediação: reforço das temáticas onde se verificou falta de aproveitamento; aplicação de um instrumento de avaliação equivalente. Esta decisão caberá à coordenação juntamente com os formadores do curso.

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

As salas de formação teórica e prática têm capacidade adequada ao número dos Formandos e esta devidamente equipada com o material necessário em cada sessão. Têm temperatura e luz adequadas a um ambiente de aprendizagem. Estas possuem dimensões que possibilitem uma boa distribuição e utilização de equipamentos. Possuem ainda boas condições acústicas, evitando a possibilidade de existência de perturbações à formação

A sala de formação teórica possui uma área total de 31 m2, e esta possui quadro branco vídeo-projetor, mesas e cadeiras suficientes até 15 formandos Material prático necessário: tapetes de fitness, halteres, bolas de várias dimensões e diferentes pesos as sessões práticas terão sessões outdoor e outras na sala pratica e de musculação de uma entidade parceira que disponibiliza o espaço para os formandos façam as suas aprendizagens praticas em contexto real.

Informação adicional

Duração

50 Horas

Horário

Laboral, Pós-Laboral

Unidades de Crédito Conferidas

10 UC