Descrição
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS GERAIS
- – Identificar as funções da pele.
- Descrever a organização e composição dos sistemas ósseo e articular.
- Enunciar o papel do sistema ósseo e a sua importância no sistema locomotor.
- Caracterizar o sistema muscular;
- Distinguir os vários conceitos inerentes à locomoção;
- Distinguir as diferentes técnicas de massagem manual local que levam à massagem geral;
- Identificar os principais efeitos terapêuticos associados a cada técnica de massagem manual e o seu efeito geral no organismo;
- Utilizar o equipamento de apoio adstrito a cada uma das técnicas de massagem manual loca;
- Associar coordenadamente várias técnicas de massagem manual local de modo a executar uma massagem manual geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- – Preparar os formandos realizar uma massagem, de forma autónoma, respeitando aos princípios éticos que regem a atividade;
- Dotar os formandos de conhecimentos sólidos sobre os efeitos, benefícios, indicações e contraindicações a respeitar na massagem Identificar os diferentes componentes de massagem; Conhecer os efeitos, benefícios, as indicações; contraindicações das técnicas de aplicação para massagem. Saber relacionar-se com o cliente. Aplicar a técnicas de massagem para uma sequencia geral de relaxamento com objetivos terapêuticos e ou profiláticos.
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA
- Noções básicas de Anatomia:
- Pele: Importância, Camadas, Funções;
- Sistema Ósseo (Osteologia): Funções, Estrutura dos ossos, Classificação dos ossos, Esqueleto, ossos da cabeça, ossos do tronco, ossos dos membros;
- Sistema Articular: Classificação, Constituição; Tipos de movimento articular, Perturbações das articulações;
- Sistema Muscular (Miologia): Classificação; Funções;
- Locomoção: Tipos de movimento articular
- Massagem Manual Geral:
- Massagem dos grupos musculares associados a cada articulação;
- Sequência da massagem manual;
- Tempos médios para cada zona a massajar e tempos totais;
- Técnicas de aplicação;
- Posicionamento;
- Ritmo e pressão aplicados;
- Frequência da massagem;
- Local de tratamento;
- Equipamento de apoio;
- Principais cuidados a respeitar
Total de horas: 75 horas
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
Metodologias ativas que promovam a participação dos formandos, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.
A componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com a componente prática, para além do método expositivo, demonstrativo e interrogativo o método ativo será privilegiado, assim os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, bem como para a realização de trabalhos práticos.
CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.
- No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
- Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
- No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.
Critérios de avaliação e respetivas ponderações:
- Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
- Avaliação formativa (40%):
- 5% Assiduidade;
- 5% Pontualidade;
- 5% Participação;
- 5% Espirito de Equipa
- 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
- Avaliação sumativa (60%):
- 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)
Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).
O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.
Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.
ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS
As salas de formação teórica e prática têm capacidade adequada ao número dos Formandos e esta devidamente equipada com o material necessário em cada sessão. Têm temperatura e luz adequadas a um ambiente de aprendizagem. Estas possuem dimensões que possibilitem uma boa distribuição e utilização de equipamentos. Possuem ainda boas condições acústicas, evitando a possibilidade de existência de perturbações à formação
A sala de formação teórica possui uma área total de 31 m2, e esta possui quadro branco vídeo-projetor, mesas e cadeiras suficientes até 15 formandos Material prático necessário: Marquesas, papel de marquesa, lençóis de TNT, toalhas turcas, antisséptico, álcool 70º, óleo base vegetal para massagem, óleos essenciais.